TODA CRISE TRAZ PERDAS E OPORTUNIDADES


Se inevitavelmente para passar pela crise sua empresa precisará fazer desligamentos: faça. Mas faça com consciência e consideração. Isso pode trazer benefícios a longo prazo para a imagem e reputação da empresa.

É inegável que em meio a uma crise eminente e de proporções globais, algumas empresas para manter a saúde de seus negócios e a sustentabilidade a médio prazo terá de passar por redução de seus quadros de colaboradores.


Se isso é uma realidade para você avalie os seguintes pontos antes de desligar:

  • Faça um plano estruturado, mapeando as pessoas chaves e polivalentes. Os desligamentos por salários ou aleatórios causam sensação de injustiça e desvalorização da contribuição dada pelo colaborador até então.
  • Crie uma política de desligamento voluntário. Deixe seu colaborador participar do processo de decisão. Não temos acesso a tudo o que se passa na vida dos colaboradores, quando os mesmos têm a opção de escolher podemos nos surpreender com as escolhas e com isso mitigar desligamentos de pessoas que queriam ficar em detrimento de pessoas que viam vantagens em sair.
  • Planeje ações de apoio e suporte para os que ficam e os que saem. Através de planos de desligamentos pode-se pensar em benefícios adicionais de suporte para a transição das pessoas que serão desligadas, trazendo mais segurança e direcionamento nessa fase inicial.
  • Defina a estratégia do dia D, com treinamentos dos gestores para desligamento remoto, pontos de suportes, material de esclarecimento para líderes e colaboradores, ações de contenção e apoio emocional.

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